O papa Francisco, de 88 anos, permanece internado no hospital Gemelli, em Roma, para tratamento e exames relacionados a uma infecção no trato respiratório, informou o Vaticano nesta segunda-feira, 17 de fevereiro.
O pontífice católico foi hospitalizado na última sexta-feira, 14, após apresentar sintomas persistentes de bronquite. Segundo o comunicado oficial, o papa enfrenta uma “situação clínica complexa” e permanecerá sob cuidados médicos pelo tempo necessário.
O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, afirmou que exames indicaram uma “infecção polimicrobiana”, o que levou a uma mudança no tratamento. Apesar do quadro, Francisco estaria de bom humor.
No fim de semana, o Vaticano informou que o estado de saúde do pontífice era estável e que ele foi aconselhado a manter “repouso completo” para auxiliar na recuperação.
Em razão da internação, ele não pôde realizar a tradicional oração dominical na Praça de São Pedro nem presidir uma missa especial para artistas, evento ligado ao Ano do Jubileu da Igreja Católica.
Francisco lidera a Igreja Católica há 12 anos. Em março de 2023, passou três dias no mesmo hospital para tratar uma bronquite. Em dezembro do mesmo ano, cancelou sua participação na cúpula do clima COP28, nos Emirados Árabes Unidos, devido a problemas de saúde.
O pontífice já enfrentou diversas complicações médicas ao longo da vida, incluindo a remoção parcial de um pulmão aos 21 anos, segundo a BBC.