O papa Francisco foi internado no hospital Agostino Gemelli, em Roma, nesta sexta-feira, 14 de fevereiro, para realizar exames e dar continuidade ao tratamento contra bronquite, conforme informado pelo Vaticano.
Apesar da internação, o pontífice católico manteve sua agenda para o dia, incluindo um encontro com o presidente da Eslováquia, Robert Fico. Apenas após as reuniões, Francisco foi encaminhado à policlínica. Os demais compromissos até segunda-feira foram cancelados.
Nos últimos dias, devido à bronquite, o papa optou por receber seus compromissos em sua residência, a Casa Santa Marta, ao invés de no palácio papal, de acordo com a agência EFE.
Na quarta-feira, 12, o líder católico mencionou que ainda enfrentava dificuldades devido à bronquite e, durante a audiência geral no Vaticano, interrompeu a leitura da catequese, delegando a continuidade a um colaborador.
Além disso, Francisco precisou interromper sua homilia no último domingo, 09 de fevereiro, durante a missa do Jubileu das Forças Armadas, na Praça de São Pedro, devido a dificuldades respiratórias, conforme relato do próprio papa.
Nos bastidores, Francisco tem sido bastante questionado por seu posicionamento considerado liberal. O pontífice, que tem 88 anos, já enfrentou problemas respiratórios anteriormente e foi internado por três dias em março de 2023 no mesmo hospital em que se encontra nesta sexta-feira.