O escritório brasileiro em Jerusalém, capital de Israel, foi inaugurado no último domingo, 15 de dezembro, numa cerimônia que contou com a presença do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, e do deputado federal Eduardo Bolsonaro, que vê a abertura como mais um passo para instalação da embaixada brasileira na cidade.
A abertura do escritório tem como propósito fortalecer a parceria do Brasil com Israel em temas relacionados com inovação, tecnologia e investimentos. Além de Netanyahu e Eduardo Bolsonaro, o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, também esteve no evento.
De acordo com informações da Agência Brasil, a administração do escritório será tocada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O comando foi dado à analista de comércio internacional Camila Meyer, após um processo de seleção interna.
“Israel é, talvez, a nação mais dinâmica em termos de inovação: temos uma explosão de engenhosidade aqui. E o Brasil tem um potencial inacreditável. Tem um vasto território, uma população diversificada, universidades, o talento do seu povo, e achamos que se juntarmos os grandes potenciais que os dois países têm, nós podemos nos beneficiar de forma incrível”, disse Netanyahu.
No Twitter, Eduardo Bolsonaro mencionou seu discurso na cerimônia e repetiu o bordão “grande dia” – muito usado por seu pai, o presidente Jair Bolsonaro, nas redes sociais – e declarou que a abertura do escritório de negócios é o primeiro passo para a transferência da embaixada” brasileira de Tel Aviv para Jerusalém.
“Abri minha fala relembrando o destacado papel de Osvaldo Aranha para a criação de Israel. Falei um pouco da história de Israel, da conexão dos judeus com o território, auxiliado pelo pastor Pedrão da CBRio citei a Bíblia ao falar de Jerusalem”, acrescentou.
Eduardo Bolsonaro disse ainda sentir “vergonha de Dilma ter recusado por motivos ideológicos as credenciais do Embaixador Dani Dayan indicado por Israel para o Brasil em 2016” e também detalhou o apoio “dos cristãos que querem a mudança da embaixada e apoiam nossos irmãos judeus do outro lado do mundo”.
“Finalizei com a frase bíblica ‘quem abençoar Israel será abençoado e quem amaldiçoar será amaldiçoado’”, concluiu o parlamentar.
🇮🇱 No caminho de volta para o Brasil fiz questão de parar por 10 horas em Israel para ter a honra de discursar hoje na inauguração do escritório de negócios da @ApexBrasil em Jerusalem. Trata-se do 1º passo para a transferência da embaixada (continua) pic.twitter.com/BTVZTnuxzL
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) December 15, 2019