O ministério cristão Eastern European Mission (EEM), que contrabandeava Bíblias para a União Soviética na década de 1960, continua sua missão de compartilhar a Palavra de Deus, agora enfrentando os desafios de uma Europa Oriental abalada pela guerra.
Em 2024, o ministério sediado no Texas (EUA) estabeleceu como meta a distribuição de 970 mil Bíblias e outros materiais centrados no Evangelho em mais de 30 países e 20 idiomas.
A invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022 gerou uma crise humanitária que deslocou milhões de pessoas. De acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, até novembro de 2024, cerca de 6,8 milhões de refugiados ucranianos foram registrados globalmente, enquanto quase 4 milhões permanecem deslocados dentro do país.
Neste cenário, o EEM intensificou sua atuação, imprimindo e distribuindo Bíblias na Ucrânia e em países vizinhos, como Polônia, Hungria e Moldávia.
Demanda por Bíblias
O vice-presidente do EEM, Dirk Smith, observou um aumento nos pedidos de Bíblias ucranianas, reflexo de uma busca por consolo espiritual em tempos de adversidade: “Deus usa o mal, e esta guerra definitivamente não vem de um bom lugar, mas Deus a usará […] Os crentes ucranianos estão migrando e levando a mensagem do Evangelho com eles”, explicou Smith.
Ele relatou que os não crentes frequentemente observam a paz demonstrada pelos cristãos durante a crise e se sentem atraídos a conhecer mais sobre Jesus.
Logística
Apesar da guerra, o EEM mantém operações de impressão de Bíblias em Kiev e na Ucrânia Ocidental, redirecionando canais de distribuição por meio da Polônia e Moldávia. Smith ressaltou que, até o momento, a organização conseguiu superar as dificuldades logísticas geradas pelo conflito.
Na Ucrânia, a EEM colabora com igrejas e organizações administradas por ucranianos, fornecendo Bíblias para atender à crescente demanda, especialmente após ataques aéreos.
Para Smith, a alta procura reflete o impacto do Espírito Santo na vida das pessoas e o poder transformador da Palavra de Deus.
Smith destacou que a missão da EEM segue os ensinamentos de Jesus na Parábola do Semeador, narrada em Mateus 13. A história ilustra como a Palavra de Deus encontra diferentes tipos de solo, simbolizando o coração humano:
“Nós plantamos a semente e observamos com espanto o poder de Deus em ação”, afirmou Smith, reafirmando o compromisso do ministério em semear esperança em meio às dificuldades, segundo informações do The Christian Post.