O terremoto de 7,5 grau na escala Richter que recentemente atingiu o Afeganistão, com reflexos no Paquistão, causou grande estrago em áreas populosas dos dois países e causou a morte de mais de 300 pessoas, pelo que se averiguou até agora.
Diante desse cenário, o pastor Franklin Graham se manifestou através de sua página no Facebook para pedir orações pelos sobreviventes do terremoto.
Graham, que é presidente da Associação Evangelística Billy Graham e da ONG Bolsa do Samaritano, lembrou que os desastres naturais são pequenos sinais da segunda vinda: “Sabemos, segundo Palavra de Deus, que terremotos, fomes e guerras aumentarão à medida que o dia da volta do Senhor se aproxima”, escreveu o pastor.
“Um terremoto de magnitude 7,5 atingiu o Afeganistão e o sul da Ásia […] Ore por aqueles que sofrem no rescaldo terrível e para aqueles que tentam fornecer resgate, socorro e cuidados médicos. Este é uma parte muito difícil e perigosa do mundo”, destacou.
O diretor do grupo de ajuda Mercy Corps no Paquistão, Arif Noor, revelou à CNN que as áreas devastadas pelo terremoto no país eram de alta densidade populacional, o que aumentou a letalidade do desastre.
Embora o epicentro do terremoto tenha sido registrado no nordeste do Afeganistão, o maior estrago até agora tem sido notado justamente no Paquistão, onde a contagem de mortos já passa de 200.
O governo dos Estados Unidos se manifestou sobre a tragédia e disse ter disponibilizado ajuda médica e de resgate: “Nós oferecemos nossas mais profundas condolências para aqueles que foram afetados pelo terremoto no Afeganistão e no Paquistão […] Estamos prontos para prestar toda a assistência que for necessária”, disse o secretário de imprensa da Casa Branca, Josh Earnest.
Os grupos radicais islâmicos que atuam na região anunciaram que suspenderam suas ações e liberaram os jihadistas para ajudar nos esforços de socorro.