O pastor John MacArthur, líder da Grace Community Church (GCC) e renomado escritor cristão, está hospitalizado após enfrentar uma recuperação mais lenta do que o esperado de três cirurgias realizadas no segundo semestre de 2024.
A informação foi confirmada no domingo pelo presbítero da igreja, Tom Patton, que explicou que o pastor MacArthur, de 85 anos, enfrentou uma série de problemas de saúde que afetaram coração, pulmões e rins.
Apesar dos esforços médicos, nenhuma causa única foi identificada para os sintomas diversos apresentados pelo pastor: “John está hospitalizado há duas semanas, passando por exames e tratamentos. Rezemos por ele e pelos médicos que estão cuidando do caso”, declarou Patton.
Phil Johnson, diretor executivo da organização Grace to You e também ancião da GCC, usou as redes sociais para refutar rumores de que MacArthur estaria recebendo cuidados paliativos.
Johnson destacou que o pastor sempre preferiu manter discrição sobre sua saúde: “É uma política antiga dele, compreensível e nada maliciosa”, escreveu Johnson, criticando a especulação em torno do estado de saúde de MacArthur.
MacArthur lidera a GCC em Sun Valley, Califórnia (EUA), desde 1969, poucos anos após se formar no Seminário Teológico Talbot da Universidade Biola. Ao longo de sua carreira, ele pregou mais de 3.000 sermões, tornando-se uma figura proeminente no meio evangélico.
O pastor já enfrentou outros episódios de saúde delicada. Em 1º de janeiro de 2023, foi hospitalizado após pregar no primeiro culto do ano. Na ocasião, o GCC informou que ele estava “bem” e precisava de descanso.
No segundo semestre de 2024, MacArthur se ausentou do púlpito entre julho e novembro, quando retornou para um culto de Ação de Graças. Na ocasião, ele agradeceu à congregação e mencionou a presença de Deus em meio às dificuldades: “Deus tem propósitos que nunca teríamos conseguido cumprir sem enfrentarmos desafios”, afirmou, segundo relatado pelo The Christian Post.