
A cidade de Berlim, na Alemanha, receberá entre os dias 27 e 30 de maio um dos maiores encontros sobre evangelismo cristão das últimas décadas. Organizado pela Associação Evangelística Billy Graham (BGEA, na sigla em inglês), o evento marca o maior congresso internacional da entidade em 25 anos e reunirá mais de mil pastores e líderes ministeriais de 55 nações.
A última conferência global promovida pela BGEA ocorreu em Amsterdã, no ano 2000, e contou com a participação de evangelistas vindos de países como Índia, Nigéria, Cazaquistão, Estados Unidos e Cingapura. À época, o evento foi visto como uma transição simbólica do ministério do Rev. Billy Graham, já debilitado por problemas de saúde, para uma nova geração de pregadores.
A escolha de Berlim como sede do encontro de 2025 tem um significado histórico. Foi nesta mesma cidade, em 1966, que Billy Graham realizou o primeiro Congresso Mundial de Evangelização, evento que marcou sua atuação evangelística na Europa. “A cidade de Berlim influenciou o mundo em todos os aspectos. Que lugar para gritar ao mundo – Cristo é o Salvador!”, declarou Graham em seu discurso na ocasião.
Desta vez, o foco do congresso estará voltado especificamente para os líderes cristãos europeus, com o objetivo de fortalecer o trabalho evangelístico em um continente que, segundo os organizadores, tem enfrentado crescente secularização.
O tema do congresso será inspirado em Romanos 1:16: “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego”.
Para Franklin Graham, presidente e diretor-executivo da BGEA, a escolha do versículo reflete o compromisso em proclamar integralmente a mensagem cristã. “Temos que pregar todo o evangelho. Não precisamos ter vergonha disso. Temos que ensinar sobre Sua morte, sepultamento e ressurreição, e Deus abençoará isso”, afirmou à CBN News.
Graham também expressou preocupação com o atual cenário religioso na Europa, mencionando que cerca de mil igrejas na Alemanha fecharam suas portas no último ano. “Queremos acender uma chama na Europa, onde haja entusiasmo pela evangelização e as igrejas estejam dispostas a ser ousadas e não tenham vergonha do evangelho”, declarou.
O evento também reunirá representantes de igrejas da Ucrânia e da Rússia, países que seguem em conflito: “Esses países estão em guerra. Sim, estão. Mas o evangelho é mais poderoso do que qualquer uma dessas coisas. E queremos que as pessoas percebam isso, que saibam que há esperança”, disse Graham.
Durante a entrevista, Franklin Graham relembrou uma declaração feita por ele mesmo há 25 anos, durante o congresso de Amsterdã: “Deus nos chamou para alcançar este mundo, e isso vai exigir de todos nós. E eu lhes digo, não somos suficientes”. Questionado se ainda compartilha dessa visão, respondeu: “Com certeza, a colheita está pronta, mas os trabalhadores são poucos”.
Aos 73 anos, o evangelista afirmou que continuará sua missão enquanto tiver saúde: “Não vou recuar. Não vou ficar parado. Vou continuar enquanto tiver força e saúde para isso. E espero que meus filhos venham depois de mim, meus netos e o restante deles depois de mim e depois dos meus filhos, se for a vontade de Deus”.
Por fim, expressou sua expectativa quanto à volta de Cristo: “Creio que o Senhor Jesus Cristo está se aproximando do Seu retorno. Observe os sinais e o que estamos vendo no mundo hoje, creio que haverá um retorno do Senhor Jesus, creio. Espero que em breve”, concluiu Franklin Graham.