Um outdoor instalado por uma organização religiosa conservadora chamou atenção ao declarar: “Esta é a nossa temporada — não a sua. Celebre o Nascimento de Cristo… Feliz Natal!”. O painel foi uma resposta direta à exposição anual de uma organização ateísta.
A Freedom From Religion Foundation (FFRF) há quase 30 anos realiza exibições no Capitólio do estado de Wisconsin para contrapor os presépios natalinos. A entidade ateísta é conhecida por perseguir as manifestações públicas de fé feitas por cristãos.
A exposição sazonal dos ativistas ateus inclui mensagens como: “Que a razão prevaleça. Não há deuses, nem demônios, nem anjos, nem céu ou inferno. Existe apenas o nosso mundo natural. A religião nada mais é do que mito e superstição que endurecem os corações e escravizam as mentes”.
Além disso, a instalação apresenta figuras históricas como Benjamin Franklin, Thomas Jefferson e George Washington reunidos ao redor de uma Declaração de Direitos, em uma recriação simbólica de um presépio, com a Estátua da Liberdade em destaque.
Resposta de entidade cristã
Bill Donohue, presidente da Liga Católica, afirmou que o outdoor foi colocado para contestar a mensagem dos ativistas ateus.
Em entrevista ao The Christian Post, Donohue declarou: “Decidimos exibir o outdoor como uma refutação direta da exibição anual do Solstício de Inverno em Madison, Wisconsin. A façanha deles é feita para competir com, e portanto neutralizar, o significado do presépio no Natal”.
O painel ficará em exibição até 29 de dezembro e Donohue acrescentou que espera que a iniciativa encoraje os católicos, mostrando que o grupo não será intimidado.
Os ativistas ateus usaram o X para ironizar o gesto da Liga Católica: “Os avarentos da Liga Católica realmente sabem como espalhar amor e alegria durante a temporada de férias. Boas festas!”
Disputa
A FFRF também esteve envolvida em uma batalha judicial relacionada a exibições semelhantes. Em janeiro de 2023, o Tribunal de Apelações dos EUA para o 5º Circuito decidiu que o estado do Texas violou os direitos da Primeira Emenda ao impedir que a organização colocasse uma exposição no Capitólio em Austin.
Em consequência, o Texas pagou mais de US$ 358 mil em honorários advocatícios, incluindo aproximadamente US$ 184.000 diretamente à FFRF.
O conflito reflete tensões recorrentes entre grupos religiosos e seculares nos Estados Unidos, particularmente em torno de símbolos públicos durante a temporada de Natal. Ambos os lados continuam a usar essas exibições como plataformas para reafirmar suas posições.