Na última semana, a Primeira Igreja Batista de Arnold, localizada nos Estados Unidos, realizou um evangelismo por meio de sua tradicional apresentação natalina, intitulada “Luzes do Natal”.
O espetáculo, que está em sua quinta edição, narrou o nascimento de Jesus com o uso de luzes, cenários temáticos e momentos de comunhão envolvendo chocolate quente e biscoitos.
De acordo com o líder de louvor da igreja, Chris Mason, a iniciativa de evangelismo surgiu durante a pandemia de Covid-19 como uma alternativa às produções internas que a congregação costumava realizar.
“Isso começou durante a Covid. Costumávamos fazer uma grande produção interna para o Natal com coral, orquestra e teatro. Mas, durante a pandemia, isso não pôde acontecer”, explicou Mason em entrevista ao The Pathway.
“Então, o Senhor nos direcionou a fazer esse show de luzes com música e a história de Jesus”, acrescentou.
Experiência inovadora
A primeira edição do evangelismo foi realizada no formato drive-thru, no qual os participantes permaneciam em seus carros. Voluntários seguravam cartazes com mensagens como “Feliz Natal” e “Jesus te ama”, enquanto o pastor Kenny Qualls compartilhava a mensagem do Evangelho e o plano de salvação por meio de uma transmissão de rádio.
À medida que a iniciativa cresceu, novos elementos foram adicionados. Hoje, os visitantes percorrem atrações com luzes e personagens temáticos antes de assistirem à apresentação ao vivo, narrada com passagens bíblicas.
Mason destacou o compromisso da igreja em manter o evento por uma década: “Agora, os carros passam pelas atrações antes de verem a apresentação ao vivo, que é narrada com as Escrituras. Nos comprometemos a fazer isso por 10 anos”.
O elenco ao vivo envolve mais de 100 cristãos, que se revezam a cada 30 minutos para suportar o frio: “No presépio tem todos os animais: camelos, ovelhas, vacas e galinhas”, explicou Mason.
Além disso, o evento conta com uma equipe de aproximadamente 500 voluntários, responsáveis por organizar o trânsito, servir os visitantes e atuar como personagens.
Impacto na comunidade
O espetáculo utiliza mais de 80 mil luzes sincronizadas em nove árvores de dois metros. Durante a apresentação, os visitantes ajustam seus rádios para acompanhar uma mensagem evangelística de 15 minutos, intercalada com músicas de louvor. Enquanto aguardam o início do show, os voluntários oferecem chocolate quente e biscoitos aos participantes.
“Esta é uma maneira de amarmos a comunidade. O programa é gratuito e distribuímos cartões com informações sobre nossa igreja e atividades de Natal”, afirmou Mason. Ele também destacou o impacto do evento no envolvimento da congregação: “É bom para nossa congregação, porque podemos servir juntos”.
No ano passado, o evento atraiu 1.200 carros ao estacionamento da igreja durante duas semanas de programação, alcançando mais de 6 mil pessoas com a mensagem do Evangelho. A igreja espera que o projeto continue a crescer e a ser uma ferramenta para compartilhar o amor de Cristo na comunidade.