Um grupo de empresários ligados à Associação Amigos Reconstruindo Roca Sales (AARRS) está desenvolvendo um projeto para construir uma réplica da Arca de Noé em Roca Sales, município do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul. A proposta visa fomentar o turismo religioso na região, uma das mais afetadas pelas enchentes de 2024.
O projeto começou a ser elaborado em 2023, inspirado pelo Cristo Protetor de Encantado, monumento inaugurado no mesmo vale. A ideia foi detalhada por Eduardo Alves Salgado, presidente da Associação, em entrevista à Gaúcha ZeroHora: “Nossa região vive um apelo turístico. Vimos que tem um pessoal de Bento Gonçalves, da Serra, que tem interesse em fazer a ligação através da estrada de Coronel Pilar até Roca Sales”.
A construção da arca está sendo planejada em parceria com o arquiteto Jonas Haefliger e deve ser realizada com financiamento privado. A previsão é que a obra leve entre quatro e cinco anos para ser concluída. O local idealizado para o projeto é um morro no bairro Pôr do Sol, em uma área elevada da cidade, de onde seria possível visualizar tanto o Rio Taquari quanto o Cristo Protetor de Encantado. No entanto, a localização exata ainda não foi definida.
Segundo Eduardo Salgado, o símbolo da arca foi escolhido pelo significado bíblico de recomeço após o dilúvio. “Pensamos na arca porque representaria um símbolo de ressurgimento depois de uma enchente tão catastrófica que teve aqui”, afirmou.
A réplica terá dimensões semelhantes às mencionadas na narrativa bíblica: cerca de 50 metros de largura e 30 metros de altura. Além do aspecto simbólico, o projeto pretende incorporar estruturas voltadas ao turismo, como museu sobre a enchente, cafeteria, restaurantes e vinícola. “Se não for o tamanho da arca da Bíblia, será algo muito próximo. […] Não pode ser uma coisa pequena para podermos explorar como der”, disse o empresário.
De acordo com os responsáveis, a estrutura será feita de concreto, com revestimento externo de porcelanato imitando madeira, e acabamento interno em madeira natural.
O prefeito de Roca Sales, Jones Wunsch, manifestou apoio à iniciativa e destacou que o projeto poderá integrar um circuito de peregrinação entre municípios gaúchos. “Chamaria o projeto até de audacioso, assim como foi o Cristo Protetor de Encantado. Querem fazer um roteiro religioso vindo à Roca Sales com esse projeto da Arca de Noé. Temos Encantado, com o Cristo Protetor, e Muçum, com o Rosário”, afirmou.
Ainda não há cronograma oficial de início das obras, mas a proposta está em fase de desenvolvimento técnico e busca de investidores.