A Justiça autorizou o arrombamento de um imóvel alugado pela Igreja Mundial do Poder de Deus, liderada pelo apóstolo Valdemiro Santiago, após uma ação judicial movida por inadimplência.
O imóvel está localizado no edifício Beverly Hills Residence Club, no bairro da Mooca, em São Paulo (SP).
A Terrantez Imobiliária, responsável pelo processo, justificou o pedido devido à ausência de qualquer iniciativa para desocupação do local, mesmo após mais de 60 dias do trânsito em julgado da sentença condenatória.
“A Igreja não tomou nenhuma medida para a desocupação do imóvel”, declarou a imobiliária na ação, de acordo com o portal Uol.
Em sua defesa, a Igreja Mundial reconheceu a dívida, mas argumentou que, por ser uma instituição sem fins lucrativos, sustentada exclusivamente por contribuições voluntárias de fiéis, estaria amparada por legislações que garantem maior proteção a entidades religiosas, hospitais, asilos e escolas, incluindo o direito a um prazo de um ano para desocupação. A Justiça, no entanto, rejeitou a alegação.
Fundada em 1998 na cidade de Sorocaba, São Paulo, por Valdemiro Santiago, um dissidente da Igreja Universal do Reino de Deus, a Igreja Mundial afirma contar com aproximadamente 6 mil templos, segundo informações de seu site oficial.
A instituição enfrenta atualmente uma série de processos judiciais relacionados a dívidas, incluindo o não pagamento de aluguéis dos templos espalhados por todo o Brasil.
Segundo a Igreja Mundial, a crise financeira foi agravada pela pandemia de Covid-19, período em que as restrições sanitárias resultaram no fechamento temporário de templos e na redução das arrecadações.