Uma família que teve a casa destruída após a passagem da tempestade “Martinho”, no sul de Portugal, recebeu apoio direto da Comunidade Cristã Renovada Algarve. Em menos de um dia, os membros da igreja e seguidores online conseguiram arrecadar toda a quantia necessária para a reconstrução do imóvel.
A tempestade ocorreu em março de 2024 e causou estragos significativos em diversas regiões do país. Ventos que superaram os 120 km/h atingiram especialmente a Grande Lisboa, onde ao menos seis pessoas ficaram feridas. No aeródromo de Tires, três aviões de pequeno porte chegaram a ser virados. Árvores foram derrubadas sobre carros e estruturas em Portugal Continental e na Madeira foram severamente danificadas.
Entre os afetados estava o casal Lucas e Elaine, moradores do Algarve. Segundo relato do pastor Juninho Alves, líder da Comunidade Cristã Renovada Algarve, os ventos destruíram parte da casa móvel onde o casal vivia.
“No dia 18 de março, por volta de 1h da manhã, eles estavam em casa e aí o cômodo da frente que ele tinha construído voou inteiro e destelhou a casa móvel dele, foi um desespero”, relatou o pastor ao portal Guiame.
Ainda no mesmo dia, o líder comunitário visitou o local e compartilhou imagens dos escombros com membros da igreja. “Quando eu cheguei lá, estava um cenário de destruição e eles estavam em choque. O choro deles era um choro silencioso de dor”, descreveu.
A mobilização foi imediata. O pastor publicou o vídeo também no Instagram, onde a repercussão se ampliou: “Isso foi 8h da manhã. Às 14h da tarde, eles já tinham 90% das arrecadações conseguidas por membros da igreja e por pessoas que seguem a igreja”, afirmou.
Segundo ele, às 15h já haviam alcançado o valor total necessário para a reconstrução. “O que veio depois foi de um irmão que decidiu dar uma cozinha planejada para eles. Meu irmão, que entende de design de interiores, foi lá dar umas ideias e compramos uma porta bonita para a casa.”
Mais de 20 voluntários, entre membros da igreja e moradores da comunidade, se envolveram diretamente na reforma, que começou ainda no mesmo dia: “No mesmo dia, o telhado da casa foi todo colocado”, contou o pastor.
Um dos destaques da ação foi a participação de um recém-convertido da igreja, que levou sua equipe de trabalho para o local. “Ele trouxe carrinho, marceneiro, e para levantar a parte que ficou destruída não levou nem uma semana”, disse Juninho.
A estrutura externa da casa já está finalizada. O acabamento interno, incluindo a instalação de uma cozinha planejada e itens de marcenaria, segue em andamento com ajuda de voluntários.
“Foi muito legal ver os irmãos se movendo, gente que às vezes nem o conhecia, porque ele é muito discreto e simples. É uma família bem simples e ele tem um bom coração, sempre ajuda a igreja”, destacou o pastor, de acordo com informações do portal Guia-me.
Ao final, Juninho afirmou: “Antes, estava até meio desumano morar na casa, agora está a coisa mais linda. Graças a Deus!”.