Ver essa foto no Instagram
O pastor John Piper compartilhou uma experiência pessoal que teve ao explorar sua curiosidade a respeito de como a inteligência artificial (IA) escreveria uma oração, e usou o episódio para ilustrar um sermão sobre adoração a Deus.
Durante um evento da Coalizão Pelo Evangelho, John Piper falava sobre a adoração e fez referência ao texto de Isaías 29.13, que diz “…visto que este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim”.
Neste contexto, ele contou que pediu que a IA seguisse certos parâmetros, imitando um dos fundadores da Coalizão Pelo Evangelho, Donald Arthur Carson: “Eu fiz um pedido ao Chat GPT. Eu digitei ‘por favor, escreva uma oração de 30 segundos para Deus, no mesmo espírito e teologia de Don Carson, em louvor à glória da graça de Deus’”.
O público que participava do evento reagiu com risos, mas o pastor seguiu: “Três segundos depois, isso foi o que eu recebi: ‘Gracioso Pai, nos rendemos diante de Ti, o soberano Senhor da história e da redenção. Desde a eternidade era Teu plano derramar graça sobre pecadores imerecedores, através do sangue de Seu Filho amado. Nós Te louvamos pela glória da Tua misericórdia imerecida, sem medida, manifesta em Cristo crucificado e ressurrecto. Que as nossas vidas, redimidas e santificadas pelo Seu Espírito, sejam vasos de louvor para a riqueza da Sua graça. A Ti seja a glória para sempre e sempre. Amém”.
Enquanto lia, alguns presentes reagiam com surpresa, mas Piper ainda estava desenvolvendo seu argumento: “Isso é uma máquina. Eu te pergunto: isso é adoração? Não. Essas pessoas, essas máquinas, me honram com seus lábios e bytes, e seus corações estão longe de mim”, disse, ligando ao texto bíblico.
“Vamos deixar claro o propósito do universo: por que você foi criado? Palavras? Computadores escrevem. Melhor que você. Sério. Melhor que eu. Eles não sentem nada. Por isso o universo é criado: para ter pessoas que sentem. Isso é incrível”, afirmou, apontando o propósito da Criação.
“O universo existe para ter pessoas à imagem de Deus que sentem o valor da graça, que sentem a glória da graça, que sentem a beleza da graça, que sentem a maravilha da graça. E então tudo na vida delas passa a ter um sentido plenamente humano de ação e louvor a Deus”, finalizou o pastor.