Matthew Lee Richards, 43 anos, ex-pastor infantil da Crossroads Christian Church, foi condenado na quarta-feira passada, 27 de março. Durante a audiência, ele chorou e demonstrou arrependimento ao ler um Salmo de Davi, afirmando querer seguir os passos do rei de Israel em seu processo de recuperação espiritual.
Sentenciado a uma uma pena de 28 anos e 11 meses de prisão por tentar assassinar sua esposa e filhos em setembro de 2023, ele leu o Salmo 51: “Nos últimos 18 meses enquanto estava preso, tive tempo para olhar para trás e admitir meus fracassos para mim mesmo e para Deus, mas para mais ninguém, e busquei mudanças para melhorar a mim mesmo”, declarou Richards em uma mensagem escrita, lida perante o juiz distrital Jason B. Billam.
Ao justificar sua decisão de ler o Salmo de Davi, Richards afirmou: “As palavras de Davi […] têm sido repetidamente minha oração. Então, desejo lê-las hoje porque Davi colocou em palavras… meu coração arrependido, melhor do que eu jamais poderia ter feito”.
Richards havia sido inicialmente acusado de quatro tentativas de homicídio em primeiro grau, uma de tentativa de homicídio capital e uma de incêndio criminoso agravado. Em fevereiro, ele se declarou culpado de duas acusações de tentativa de homicídio.
O crime
Segundo documentos da investigação, policiais e bombeiros foram acionados por volta das 3h47 da madrugada do dia 16 de setembro de 2023, após relatos de um incêndio e distúrbio na residência da família em Shawnee, Kansas.
No local, foram encontradas vítimas com “ferimentos de laceração de vários graus”. A esposa de Richards e dois de seus filhos precisaram ser hospitalizados. O filho mais velho, de 19 anos, e outros dois filhos receberam atendimento e foram liberados.
De acordo com o Kansas City Star, a casa da família, de quatro quartos e dois banheiros e meio, havia sido comprada em dezembro de 2016. Em novembro de 2022, foi protocolada uma petição de execução hipotecária sobre o imóvel, que foi vendido em junho de 2023. Registros públicos indicam que a dívida hipotecária era de US$ 155.429.
Na época do crime, Richards trabalhava como professor de inglês da sétima série na Christ Preparatory Academy, função que exercia desde 2020. Sua esposa, Stephanie Richards, era diretora da Crossroads Christian Preschool e do programa Parents Day Out.
Durante a audiência, a irmã de Richards relatou que ele sofria de uma doença mental não diagnosticada e lamentou o fato de ele não ter conseguido comunicar à família a situação financeira e emocional pela qual passava.
“Este não é um caso em que um cara mau fez algo ruim. Ele é um cara bom que fez algo ruim. Há consequências para isso e ninguém está negando essa situação. A doença mental é uma coisa real. Agora que sabemos o que é, sabemos como consertar as coisas e tratá-las”, declarou ela.
A mãe de Richards também se pronunciou no tribunal. Em tom emocionado, dirigiu-se ao filho com as palavras: “Meu garotinho ontem, meu amigo hoje, meu amigo para sempre. Nunca se esqueça de que tenho muito orgulho de você e que te amo mais do que qualquer coisa neste mundo”.
Ao fim da audiência, Richards fez um apelo por perdão às pessoas que confiaram nele ao longo dos anos, inclusive sua família: “Estou aqui hoje para me dirigir ao tribunal, às crianças da minha comunidade e aos pais que confiaram em mim. Mais importante, à minha família, para pedir perdão e graça, algo que sei que não mereço novamente”, disse.
“Viverei todos os dias com essa desgraça, mas espero ser como Davi. Escolho tentar usar meus fracassos para continuar a melhorar a mim mesmo e, então, ajudar aqueles que desonrei a se recuperarem junto comigo”, finalizou, segundo o The Christian Post.