Se você não tem um perfil no Orkut, com certeza ou já teve ou conhece alguém que tenha, afinal esta rede social, controlada pelo gigante da internet Google, é um dos sites mais acessados em todo o Brasil.
As redes sociais hoje estão cada vez mais fortes devido a interação entre seus usuários, isto é feito de forma rápida e prestativa, quanto mais recursos, mais usuários e mais interação. Vide o fenômeno Twitter que com sua espécie de miniblog pessoal consegue a cada dia milhares e milhares de novos adeptos sem ao menos investir um centavo em divulgação no Brasil.
A popularização das várias redes sociais existentes na internet vem fazendo com que os fiéis e as instituições evangélicas tentem se adaptar a essa nova realidade para assim, não só divulgar os seus trabalhos, campanhas e projetos, como também para pregar o Evangelho aos usuários que ainda não o conhecem. Um exemplo fácil é: hoje raros são os Grupos de Jovens de Igrejas Evangélicas que não tenham os requisitos básicos para ser conhecidos na internet: uma comunidade no Orkut e um Blog.
Os blogs hoje são quase que uma Igreja online: pregações, aconselhamentos, recados, fotos, tudo está lá para você conhecer e se manter informado a respeito de uma determinada congregação. O que mais atrai as Igrejas para os blogs (e vice e versa) é a gratuidade do serviço, já que para se fazer um site hoje em dia é preciso comprar os direitos sobre um domínio (cerca de R$49 por ano), pagar um servidor de hospedagem (média de R$14,90 por mês) e pagar a um webmaster para fazer e gerenciar todo o seu site durante sua existência.
Geralmente os blogs Cristãos se filiam a alguma organização de blogueiros (como a UBE e a Blogosfera Cristã) para assim gerar mais recursos para os acessantes de seu blog, mas também para gerar interatividade com os leitores e criadores de outros blogs do mesmo segmento, formando assim outra rede social, ou seja, uma espécie de comunidade, como as do Orkut, para pessoas e igrejas que tenham blogs e que gostariam de interagir.
No meio Cristão o já extinto site Meu Maná se apresentava como o Orkut para os evangélicos. Com os mesmos recursos e usabilidades do famoso site da Google, o Meu Maná, do grupo Illuminá, ficou famoso por todo o Brasil por ter como público alvo os Cristãos (evangélicos ou não), entretanto o site não vingou devido, entre vários fatores, a falta de recursos diferentes aos que o Orkut oferece.
A pouco tempo foi criado o site Gospel.etc.br que entre outras funções reúne todas as funcionalidades do Orkut, além de oferecer serviço para blogagem, ou seja, além do usuário poder ter seu próprio blog ou criar um para sua Igreja, ele poderá também usufruir das comunidades no site para divulgar e interagir com outras pessoas, tenham elas blog no site ou não. O Gospel.etc.br ainda está no ar e segundo a equipe que o gerencia, é uma das rede sociais Cristãs que mais crescem no Brasil ultimamente.
Fonte: Gospel+