Will Graham, evangelista neto de Billy Graham (1918–2018), afirmou que jovens têm demonstrado maior interesse por fé e espiritualidade. A declaração foi feita em entrevista concedida no dia 13 de maio a um programa de rádio.
Durante a conversa, a apresentadora Rose Tennent observou um aparente aumento no número de jovens voltando-se para Deus. Graham concordou e mencionou movimentos de avivamento registrados em universidades como Asbury, em Wilmore (Kentucky), e Auburn, em Auburn (Alabama).
“Algumas dessas escolas nem sequer são cristãs”, disse Graham. “A maioria delas não é cristã, e é isso que torna tudo tão único. É aqui que há apenas alguns cristãos na escola, orando para que Deus visite a escola deles e faça uma obra poderosa. E Deus tem respondido a essas orações. E isso continua acontecendo”.
Segundo ele, esse fenômeno tem se espalhado: “Há dezenas e dezenas de milhares de universitários conhecendo a Cristo em todo o país, e é maravilhoso ver isso acontecendo”, afirmou.
Tennent também mencionou o batismo de mais de 60 estudantes em 2023, durante um culto especial no campus da Universidade Estadual de Ohio, conduzido por jogadores do time de futebol americano. Ela ainda citou o crescimento nas vendas de Bíblias, especialmente entre o público jovem. Dados da Circana BookScan indicam que, até o final de outubro de 2024, as vendas de Bíblias nos Estados Unidos aumentaram 22% em relação ao mesmo período de 2023. Segundo o Wall Street Journal, especialistas atribuíram o crescimento à busca de propósito em meio a cenários de incerteza.
Graham comentou o movimento: “A Bíblia é o livro mais vendido no mundo, e é um livro incrível que muda vidas, e estamos vendo os jovens devorando-a. E acho que parte disso se deve à fome que sentem pela verdade”.
Tennent relatou ainda ter conversado com um jovem da Geração Z durante um dos eventos evangelísticos promovidos por Graham. De acordo com ela, o rapaz afirmou que, apesar de hiperconectada, sua geração enfrenta níveis de isolamento que não eram comuns às anteriores. “Então, isso é algo bastante novo para esta geração, e acho que eles finalmente estão sentindo que querem se conectar, não apenas física e em relacionamentos humanos, mas também espiritualmente”, afirmou a apresentadora.
Em resposta, Graham declarou: “Há uma grande fome na alma de homens e mulheres muito jovens, porque eles nunca tiveram isso antes. […] Eles estão buscando, estão espiritualmente famintos, estão buscando relacionamentos reais. E isso se encontra na fé cristã e em encontrar Deus, porque Ele é o nosso criador, Ele é quem nos criou, Ele é quem nos transforma, Ele é quem nos dá propósito e significado na vida”.
Para Graham, o ambiente comunitário desempenha um papel essencial. “A vida cristã nunca foi feita para ser vivida sozinho. Ela foi feita para ser vivida com outro grupo de fiéis. E é isso que eles estão descobrindo, especialmente nos campi universitários”, disse.
Dados da iniciativa State of the Church 2025, conduzida pelo instituto Barna, indicam um crescimento no comprometimento com Jesus, especialmente entre homens jovens. Entre os homens da Geração Z, a taxa aumentou 15 pontos percentuais entre 2019 e 2025. Entre os millennials, o crescimento foi de 19 pontos percentuais no mesmo período, segundo informado pelo portal The Christian Post.