O apresentador e podcaster norte-americano Joe Rogan afirmou recentemente que considera mais plausível a ideia da Ressurreição de Jesus Cristo do que a teoria do Big Bang. As declarações foram feitas durante uma conversa com o comediante Cody Tucker, transmitida em seu podcast na quarta-feira passada, 8 de maio.
“É engraçado, porque as pessoas podem ficar incrédulas com a Ressurreição de Jesus Cristo, mas, ainda assim, estão convencidas de que o universo inteiro era menor que a cabeça de um alfinete e que, sem nenhuma razão que alguém tenha me explicado adequadamente, instantaneamente se tornou tudo? Certo”, disse Rogan, que foi criado em um lar cristão, mas se descreve atualmente como agnóstico.
O apresentador também abordou o conceito de origem do universo a partir do nada: “Não seria uma loucura se não houvesse algo em determinado momento?”, questionou. “Isso parece ainda mais louco do que sempre houve algo. […] Não poderia haver nada e, de repente, tudo”.
Durante o episódio, Tucker sugeriu que o universo exigiria uma força externa para dar início à existência. Em resposta, Rogan citou o etnobotânico Terence McKenna, falecido em 2000, cuja frase sobre a ciência foi registrada no livro Ressonância Mórfica: A Natureza da Causação Formativa (2009), do biólogo Rupert Sheldrake.
Segundo a citação atribuída a McKenna, “a ciência moderna se baseia no princípio: ‘Dê-nos um milagre gratuito e nós explicaremos o resto’. O único milagre gratuito é o surgimento de toda a massa e energia do universo e de todas as leis que o governam em um único instante, a partir do nada”.
Rogan comentou a frase: “Essa é a ótima frase de McKenna… a diferença entre ciência e religião é que a ciência só pede que você acredite em um milagre — o Big Bang”. Em seguida, acrescentou: “Vou ficar com Jesus nessa. Jesus faz mais sentido. As pessoas voltaram à vida”.
Nos últimos meses, o apresentador tem abordado temas religiosos com frequência crescente em seu podcast, um dos mais ouvidos no mundo. Em entrevista com Kid Rock, em 2023, Rogan declarou: “Acho que o conceito de Jesus é absolutamente incrível, e se Jesus viesse aqui e quisesse me visitar, eu ficaria empolgado”.
Em outro episódio com o jogador da NFL Aaron Rodgers, em 2024, Rogan comentou: “Vivemos num mundo f—– danado. Precisamos de Jesus. Sério, tipo, se você voltasse agora, tipo Jesus, se você está pensando em voltar, agora, agora é uma boa hora”.
Em janeiro deste ano, Rogan também conversou com o ator Mel Gibson sobre a teoria da evolução. Na ocasião, Rogan disse acreditar em evidências fósseis de hominídeos pré-humanos, enquanto Gibson declarou: “Eu realmente não acredito nisso”.
Ainda em 2025, Rogan entrevistou o apologista cristão Wesley Huff. Durante o episódio, os dois discutiram por vários minutos as evidências históricas em torno da figura de Jesus, segundo informações do The Christian Post.