Apesar de ser uma celebração ao nascimento de Jesus Cristo, o Natal nem sempre é comemorado pelos motivos certos, e boa parte disso tem a ver com o que o pastor Joel Engel classifica como um desvio de foco devido ao consumismo.
O líder religioso citou como exemplo a tradição de comprar e dar presentes, uma prática inspirada nos presentes recebidos por Jesus. Para Joel, no entanto, esse costume é um erro.
“Nessa data, eu não aceito presente de ninguém, porque eu não sou o aniversariante. Eu não vou sonegar a honra que é Dele”, disse o pastor durante uma pregação sobre o 25 de dezembro.
Para o líder religioso, costumes alheios ao verdadeiro sentido do Natal servem apenas para desviar a atenção das pessoas sobre Jesus, e isso envolve não apenas o consumismo, mas também a alteração dos símbolos natalinos.
Neste caso, figuras do Papai Noel, árvores e outros acessórios seriam parte desse conjunto de elementos desviantes. “Não estamos praticando uma festa de Natal com pinheiros e o Papai Noel”, disse ele.
“Isso tudo desvirtuou completamente o sentido do Natal. A multidão nas ruas indo atrás de um presente não tem nada a ver com o que está escrito na Bíblia”, reforça o pastor, lembrando que “Jesus escolheu entrar no mundo da forma mais simples”, devendo isso ser um exemplo para os cristãos.
A principal mensagem de Natal que deve ser anunciada pelos cristãos, segundo Joel Engel, é o propósito do nascimento de Jesus, que é a salvação da humanidade mediante o arrependimento.
“Quando Deus enviou Seu filho como um presente, Ele estava falando a linguagem humana. Quando Jesus deu Sua vida, Ele queria resgatar você. Qualquer pecador que se aproxime de Jesus recebe perdão e a graça flui a partir do sacrifício Dele. Tudo isso começou naquela noite”, disse o pastor. Assista: