Sophia, uma bebê dos Estados Unidos, nasceu com perda auditiva total nos dois ouvidos. Porém, após uma oração comunitária, ela foi completamente curada, surpreendendo médicos e familiares.
Em julho de 2023, Kim e Cory Caron, residentes de Somersworth, New Hampshire, celebraram o nascimento de Sophia, sua quarta filha. No entanto, logo perceberam que a menina não apresentava sinais de audição. Kim relatou à AG News: “Ela parecia uma criança normal, exceto pelo fato de não reagir aos sons, como o latido do cachorro ou a minha voz”.
Aos seis meses, após diversos testes, os médicos diagnosticaram Sophia com perda auditiva bilateral, ou seja, a ausência de audição em ambos os ouvidos. Além disso, os exames mostraram que seus tímpanos não estavam funcionando.
Inicialmente, a descoberta foi um choque para os pais. No entanto, foi nesse momento de crise que a fé se tornou um ponto de apoio para o casal. Eles frequentam a Restoration Church em Dover, onde se conheceram e servem no ministério da juventude.
Em uma manhã, enquanto Sophia se submetia ao terceiro exame de audição, a igreja estava realizando uma conferência. O pastor Nate Gagne, confiante de que a cura aconteceria, disse a Kim que a congregação oraria por Sophia.
Kim relembra que, nesse período, os diagnósticos médicos desafiavam sua fé: “Eu achei que nunca ouviria ela dizer ‘eu te amo’, ‘mamãe’ ou ‘papai’. Isso partia meu coração”. No entanto, ela se lembrou dos milagres presenciados em sua igreja, como curas de cegueira e surdez, o que a fez refletir sobre a possibilidade de um milagre para sua filha.
Na segunda noite da conferência, um momento de oração pela cura foi organizado, e Kim se dirigiu ao berçário para pegar Sophia. “Eu me senti paralisada, mas, pela graça de Deus, consegui pegar a Sophia.
O pastor Nate começou a orar por ela”, contou Kim. “Algo me impedia de orar por minha própria filha, mas Nate disse: ‘Você precisa orar por ela’. Quando ele orou com autoridade, senti que algo foi quebrado em mim e senti o poder de Deus”, afirmou.
Após o evento, Kim e Cory oraram juntos em casa, pedindo a cura de Sophia. Dois dias depois, Kim chamou o nome de sua filha e, para sua surpresa, Sophia a olhou. “Eu pensei: ‘Isso acabou de acontecer?'”, disse Kim. Quando uma amiga chegou para visitá-los, Sophia a olhou diretamente, algo que nunca havia feito antes.
A confirmação da cura veio quando Sophia fez outro exame. Os médicos constataram que a bebê agora conseguia ouvir todos os sons testados. “Fiquei tão impressionada com a maravilha de Deus que não conseguia acreditar. Sophia tem uma audição perfeita. Não há mais nada de errado”, declarou Kim.
Os registros médicos, comparando os diagnósticos anteriores e posteriores, revelaram uma mudança clara: Sophia passou de uma perda auditiva total para uma audição normal, compatível com a de uma criança de 1 ano.
Os médicos envolvidos, incluindo um especialista em otorrinolaringologia e um fonoaudiólogo, não conseguiram encontrar explicação para o ocorrido. “Todos disseram: ‘Não sabemos o que aconteceu, mas ela pode ouvir agora’”, relatou Kim.
Ao compartilhar a cura com o pastor, ele respondeu com alegria: “Nós apenas rimos juntos, porque sabíamos que o Senhor a curaria”. Durante a transmissão ao vivo da igreja naquele domingo, Nate compartilhou o testemunho de Sophia, glorificando a Deus pela cura.
O milagre de Sophia tocou muitas vidas, incluindo a de seus familiares. Após o ocorrido, alguns parentes de Kim começaram a frequentar a igreja, e suas sobrinhas foram batizadas.