No início deste mês, um anúncio do KFC gerou indignação nos clientes da empresa por conta do que foi entendido como zombaria com o batismo nas águas, um dos símbolos da conversão ao Evangelho.
O comercial, veiculado no Reino Unido e na Irlanda, gerou controvérsia e centenas de reclamações. O comercial de dois minutos retrata um jovem que, ao caminhar por uma floresta, encontra uma galinha e, em seguida, se junta a um grupo de pessoas que carregam um grande ovo de ouro em direção a um lago de molho.
Uma mulher o leva até o lago, onde ele passa por uma cerimônia que, aparentemente, é uma iniciação, antes de emergir transformado em um Mini Filé KFC frito.
A publicidade gerou críticas por diversos motivos. Alguns se queixaram que a imagem do homem aparentemente afogado poderia ser perturbadora para crianças, enquanto outros se sentiram ofendidos pela representação do batismo cristão como uma espécie de zombaria.
Houve também quem acusasse o comercial de exaltar comportamentos de seita e sugerir canibalismo. A Advertising Standards Authority (ASA), órgão regulador de publicidade no Reino Unido, recebeu as queixas e afirmou que ainda está avaliando se há motivos para ações adicionais, embora tenha esclarecido que, até o momento, não abriu uma investigação formal sobre o caso.
Além disso, alguns usuários em sites de marketing expressaram sua desaprovação, chamando o comercial de “nojento”, uma “vergonha” e “além do aceitável”. O anúncio também foi descrito como uma “odisseia pela floresta mística”, com o ovo de ouro simbolizando uma “luz guia” e acompanhando uma “procissão coreografada” de crentes.
Segundo o The Christian Post, a narrativa culmina com a imersão de um dos crentes no molho dourado e sua transformação em um Mini Filé KFC, recebendo aplausos da multidão.
Monica Silic, diretora de marketing do KFC Reino Unido e Irlanda, explicou que o objetivo da campanha era trazer “um antídoto divertido para este mundo monótono e caótico”. Em entrevista ao Adweek, Silic destacou que a intenção era inspirar os fãs do KFC, trazendo leveza e humor para o ambiente cotidiano, ao mesmo tempo em que celebrava a conexão dos consumidores com o produto da marca.