A morte do pastor William Schonemann, 76 anos, da Capela Bíblica New River, no estado do Arizona, está sendo investigada como homicídio, segundo informou o Gabinete do Xerife do Condado de Maricopa.
De acordo com o comunicado, agentes foram acionados na segunda-feira, 29 de abril, às 19h31 para atender a uma ocorrência em uma residência da região. No local, encontraram o corpo de Schonemann. Na ocasião, embora não tenham sido divulgados detalhes específicos sobre a cena, os investigadores indicaram a presença de “evidências de crime”.
Fontes ligadas ao caso informaram à emissora Fox 10 Phoenix que o pastor foi encontrado em sua cama com os braços abertos e as mãos presas à parede, apresentando ferimentos graves. O Gabinete do Xerife não comentou essas alegações e limitou-se a afirmar, em nota anterior, que o caso parece ser um incidente isolado.
“Nossos pensamentos estão com os entes queridos do Sr. Schonemann enquanto continuamos nossos esforços para trazer justiça neste caso”, declarou o sargento Joaquin Enriquez, do Gabinete do Xerife. “Os detetives do MCSO estão investigando ativamente e seguindo todas as pistas. Compartilharemos mais informações com o público assim que estiverem disponíveis”.
A notícia causou comoção entre os moradores de New River, comunidade localizada ao norte de Phoenix, com cerca de 17 mil habitantes, segundo dados do Censo de 2020, segundo informações do The Christian Post.
“Sinceramente, fiquei chocada porque New River é tão pequena. … Deixo as chaves no carro, não tranco a porta e coisas assim”, disse Emily Brean, moradora local, em entrevista à Fox 10. “Por que vocês vão assassinar um pastor ou um ministro? Sabem, por quê?”
Outra residente da cidade, Carol Mathews, comentou que se sente desconfortável com a ideia de haver um possível suspeito solto, mas compreende a cautela das autoridades: “Se for um caso isolado, acho que vão encontrá-lo. Mas há um motivo para essa pessoa ter feito isso, e é isso que eles precisam descobrir”, afirmou à mesma emissora.
O filho do pastor, Randall Schonemann, evitou comentar a investigação, mas confirmou ao AZ Central que a morte foi inesperada. Segundo ele, seu pai atuou como pastor da Capela Bíblica de New River por cerca de 25 anos, tendo sido membro da congregação por muitos anos antes disso.
Veterano da Marinha dos Estados Unidos, William Schonemann encontrou a fé cristã após retornar da Guerra do Vietnã, relatou o filho. Após o falecimento de sua esposa, Crystal Schonemann, em 2022 — com quem foi casado por 49 anos —, ele passou a se dedicar ainda mais às atividades da igreja.
Randall descreveu o pai como uma pessoa extrovertida, com gosto por consertar automóveis, e disse que sua presença fará falta: “Nosso pai teve um impacto tão positivo nas pessoas por onde passou. Sentiremos falta da orientação amorosa e da paciência. Da felicidade que ele demonstrava só de andar pelo aeroporto e dar seus passos”, declarou à Fox 10.
“A criatividade de todas as máquinas que ele construiu. Nunca há palavras suficientes para descrever tudo ou para descrever tão bem quanto alguém gostaria. Simplesmente, ele faz falta”, finalizou.