O filme que conta a história do pastor luterano que combateu o nazismo estreia nesta quinta-feira, 12 de dezembro, nos cinemas do Brasil. O pastor Renato Vargens assistiu A Redenção – A História Real de Bonhoeffer em pré-estreia e elogiou o longa-metragem.
O filme foi produzido pela Angel Studios, que produziu as primeiras temporadas de The Chosen e os filmes Som da Liberdade e Som da Esperança. Já a distribuição nas salas de cinema é feita pela Paris Filmes em parceria com a empresa especialista no mercado cristão 360 Way Up.
“Assisti a pré-estreia do filme A Redenção que trata da história do grande Dietrich Bonhoeffer. O filme relata como Dietrich Bonhoeffer se juntou a uma conspiração para assassinar Hitler, sua fé, e seu martírio”, escreveu Renato Vargens no Instagram.
O pastor da Igreja Cristã da Aliança, em Niterói (RJ), lembrou que “Bonhoeffer foi uma das primeiras vozes cristãs a reconhecer o perigo do nacional-socialismo, como também a se indignar com a mortandade provocada por Hitler a milhões de judeus”, e acrescentou: “Sem sombra de dúvidas um filme fantástico que recomendo”.
A sinopse do filme descreve o pastor como “um homem dentro da igreja que decidiu que a coragem política era um ato de fé e não permaneceu em silêncio diante do mal”.
Durante o período de maior tensão já vivida no planeta, durante a Segunda Guerra Mundial, Dietrich Bonhoeffer – que também era teólogo e filósofo – se aliou a um perigoso plano para assassinar Hitler, indo aos limites da ética e colocando a própria vida em risco.
A direção e roteiro são assinados por Todd Komarnicki, com o personagem protagonista sendo interpretado pelo ator Jonas Dassler, que no processo de caracterização alcançou alto grau de semelhança física com o pastor, que faleceu em 1945. O elenco ainda traz ainda August Diehl, Moritz Bleibtreu, David Jonsson, Flula Borg.
Ver essa foto no Instagram