No meio teológico, assim como nos diferentes segmentos acadêmicos, é comum a existência de diferenças que, por vezes, resultam até em desentendimentos. Provavelmente por causa disso, um pastor presbiteriano viralizou ao contar como foi impactado por Deus ao participar de um culto pentecostal.
O pastor que aparece na gravação é Jeremias Pereira, da Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte. No vídeo, o religioso aparece falando sobre qual deve ser a postura do cristão diante de situações que considera desconfortáveis, mesmo no ambiente de culto.
Foi nesse contexto em que ele, em dado momento, compartilhou um testemunho pessoal, dizendo que foi a um culto pentecostal, citando características típicas desse segmento.
Pessoas que assistem o vídeo, ouvindo a história inicialmente em tom de humor, podem imaginar que o relato seria uma crítica ao segmento pentecostal, o que não é verdade. Nas redes sociais, figuras como o pastor Pedro Pamplona reagiram à gravação.
“Que mensagem! Comecei rindo e terminei emocionado”, comentou Pamplona ao compartilhar o vídeo nas redes sociais. Quem também comentou a gravação foi Rafael Malta, médico infectologista e pastor titular na Igreja da Palavra, uma Batista reformada.
Para o pastor Rafael, até o público que assistia a pregação de Jeremias Pereira ficou sem entender, ao menos no início, o teor da sua mensagem. “Pessoal rindo até o fim achando que ele tava [sic] zombando dos pentecostais quando ele se colocou no lugar de zombaria. Fiquei constrangido com essa plateia que revelou a própria insensatez. Que mico”, reagiu o religioso nas redes sociais.
Internautas também reagiram com humor, mas lembrando que o culto pentecostal (não confundir com o neopentecostal) é algo sério que conta com a presença de Deus e deve ser respeitado dessa forma. Assista o trecho da pregação que se tornou viral, abaixo: