O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi submetido a uma cirurgia abdominal no Hospital DF Star, localizado em Brasília, no último domingo, 13 de abril. O procedimento, realizado para corrigir uma obstrução intestinal, durou aproximadamente 12 horas.
De acordo com boletim médico divulgado pelo hospital, a intervenção buscou remover aderências na região do intestino delgado, decorrentes de complicações de uma facada sofrida pelo ex-presidente durante o atentado em Juiz de Fora (MG), em 6 de setembro de 2018.
“O paciente apresentou quadro de obstrução intestinal por bridas [aderências], situação relacionada a cicatrizes de cirurgias anteriores”, detalhou a nota assinada pela instituição.
Contexto histórico:
- Em 2018, Bolsonaro foi esfaqueado no abdômen durante evento de campanha eleitoral, necessitando de múltiplas cirurgias e ficando 22 dias internado.
- Entre julho de 2021 e janeiro de 2022, passou por três internações no Hospital Albert Einstein (SP) devido a obstruções intestinais ligadas às sequelas do atentado.
O Hospital DF Star emitiu comunicado destacando que “não houve intercorrências no pós-operatório”. A equipe médica incluiu profissionais do Instituto de Gastroenterologia Obstrucional (IGO), especializado em complicações abdominais complexas.
Por meio das redes sociais, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro agradeceu a Deus pela recuperação do seu marido: “Cirurgia concluída com sucesso! A Deus, toda honra e toda glória!”, postou ela.
“Estou indo agora para a sala de extubação, onde poderei vê-lo. Em breve, os médicos darão uma coletiva com mais informações. Meu coração transborda de gratidão a cada um de vocês que tem orado, enviado mensagens e intercedido pelo meu amor. Obrigada por estarem conosco nesse momento tão delicado. Seguimos firmes, com fé e esperança!”, escreveu Michelle nos Stories do Instagram.
A ex-primeira-dama também agradeceu a equipe de saúde responsável pela cirurgia, chamando os profissionais de “anjos”. Nas redes sociais, muitos agradeceram a Deus pelo sucesso da cirurgia. “Deus abençoe a saúde do meu presidente”, escreveu um seguidor de Michelle no Instagram.
Uma coletiva de imprensa foi marcada para esta segunda-feira (14), onde os médicos responsáveis pelos cuidados do ex-presidente poderão detalhar os procedimentos cirúrgicos adotados. Confira:
