Anglicanos conservadores dos EUA e do Canadá prometeram na Sexta-feira continuar a criar uma nova província Anglicana para a América do Norte.
O futuro do novo ramo da Comunhão Anglicana permanece incerto depois do gabinete do Arcebispo de Cantuária ter avisado que seriam precisos alguns anos até ganhar o reconhecimento oficial.
“Isto não está a ser colocado em espera enquanto esperamos que uma comissão na Inglaterra nos diga que formulário devemos preencher,” disse o Rev. Peter Frank, um porta-voz do bispo de Pittsburgh, ao New York Times.
O bispo de Pittsburgh, Rt. Rev. Robert Duncan, foi afastado da Igreja Episcopal depois de ter liderado a sua diocese no realinhamento com a Província do Cone Sul. Ele irá liderar a nova Igreja Anglicana na América do Norte, que inclui quatro dioceses Episcopais e cerca de 100,000 Anglicanos conservadores.
A sua criação foi anunciada na Quarta-feira numa reunião de Anglicanos conservadores em Wheaton, Illinois, em resposta às divergências não resolvidas com a Igreja Episcopal acerca da doutrina central Cristã, incluindo as posições em relação à homossexualidade, a autoridade das Escrituras e a singularidade de Jesus Cristo.
O gabinete do Arcebispo de Cantuária exortou aos Anglicanos separatistas que seguissem as “orientações claras” na criação de novas províncias apresentando-as nos Relatórios do Conselho Consultivo Anglicano.
Fonte: Christian Today Portugal