O pastor Pedro Pamplona gravou uma reflexão sobre a passagem de Isaías 55, que é muito usado em pregações motivacionais ou mensagens de ano novo, destacando que o propósito do texto é revelar os planos de Deus para o relacionamento com Seu povo.
O trecho de Isaías 55:8-9 é frequentemente citado no período de transição de ano, sendo interpretado como uma promessa divina de elevação material e prosperidade, ponderou Pamplona, pastor da Igreja Batista Filadélfia, em Fortaleza (CE):
“Esse texto aqui é um dos mais mal utilizados nessa véspera de virada de ano: Isaías 55.8,9. ‘Porque os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, e os caminhos de vocês não são os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos são mais altos do que os pensamentos de vocês’”, introduziu.
Pamplona acrescentou que este enfoque é em uma interpretação materialista: “Se fala muito nesse tempo, em pregações, vídeos, conteúdos, que os pensamentos de Deus, os caminhos de Deus, os sonhos de Deus são mais elevados do que os nossos, que os nossos planos para o próximo ano. Geralmente isso está no contexto de bens materiais, de prosperidade, e de riqueza”.
“Ou seja: se você planejou e tá sonhando prosperar X, Deus vai te fazer prosperar 10x, porque os sonhos d’Ele são mais altos do que os teus sonhos. Só tem um problema: esse texto não está falando sobre isso, não tem nada a ver com prosperidade material. Esse texto está falando a nova aliança e uma mudança de vida em relação à aliança com Deus”, enfatizou o pastor.
Relacionamento
A mensagem do texto do profeta Isaías é sobre a promessa de Deus de uma forma para o povo se relacionar com Ele de maneira superior à forma como ocorria à época, pontua Pamplona: “O texto começa – quando a gente vai para o contexto, que é o que a gente tem que fazer ao interpretar a Bíblia – no verso três dizendo ‘deem ouvidos e venham a mim, escutem e vocês viverão, porque farei uma aliança eterna com vocês, que consiste nas fiéis misericórdias prometidas a Davi’”.
“O povo estava andando com a mentalidade presa na antiga aliança, e até [de maneira] deturpada, e Deus está dizendo ‘tem coisa maior por vir, tem coisa melhor, tem uma forma de se relacionar comigo muito melhor do que vocês estão pensando’. Deus nos chama a abandonar esses pensamentos e esses caminhos. Ele quer arrependimento”, explicou.
As mensagens de ano novo que sugerem conquistas materiais estão equivocadas: “A verdade é que não tem nenhuma promessa material aqui, de um ano materialmente melhor. O que o texto fala de uma forma melhor de você se relacionar com Deus. Você está pensando de uma aliança pequena demais, talvez justamente apenas em bens materiais, e Deus está dizendo ‘se arrependa, mude esse caminho, porque tem uma Nova Aliança’, e para viver isso você precisa se arrepender”.
“Essa mensagem, então, não sobre Deus mudar o seu patamar financeiro no próximo ano. É uma mensagem que você precisa mudar a forma como você se relaciona com Deus. E é isso, de verdade, que nós precisamos em toda virada de ano, em todos os momentos da vida”, concluiu o pastor.
Ver essa foto no Instagram