Na Bolívia, uma mãe tomou uma decisão transformadora após a missão Samaritan’s Purse realizar uma cirurgia cardíaca crucial para sua filha. Yudith relatou que sua filha, Nihan, nasceu com uma condição cardíaca grave: um buraco no coração, que ao longo do tempo se agravou, resultando em um diagnóstico de sopro cardíaco.
A condição de saúde da menina causava imensa dor à mãe, que afirmou: “Não há experiência que corte mais o coração de uma mãe do que a de ver um filho doente”.
Quando Nihan completou 5 anos, as dificuldades aumentaram, e ela começou a sentir sérias dificuldades até para caminhar pequenas distâncias devido à baixa resistência do seu coração. Seu irmão mais velho, Reynaldo, frequentemente a carregava no colo para ajudá-la. “Foi difícil vê-la ficando cada vez mais fraca”, recordou Yudith.
Foi então que o Children’s Heart Project (Projeto Coração Infantil), uma iniciativa da Samaritan’s Purse, soube do caso de Nihan e se dispôs a realizar a cirurgia cardíaca que ela tanto necessitava. Inicialmente, Yudith ficou apreensiva em viajar para um país desconhecido com pessoas que não conhecia. Porém, a equipe do projeto a tranquilizou, compartilhando histórias de outras famílias que haviam passado por situações semelhantes.
Ação sobrenatural
“Para mim, é um milagre que Deus tenha enviado vocês para nos ajudar”, disse Yudith, emocionada com o apoio recebido. Como a família de Yudith depende da venda de vegetais na região para sobreviver, eles não tinham condições financeiras para arcar com os custos da cirurgia.
Após a operação, realizada no Caribe, Yudith e Nihan aguardaram ansiosamente em sua casa, na Bolívia, enquanto a avó Clara e o irmão oravam pela recuperação de Nihan. Durante o procedimento, Yudith também orava, confiando que Deus guiaria a situação.
O médico, ao examinar a menina após a cirurgia, declarou que Nihan poderia correr e brincar sem restrições. “Agora, ela tem muito mais energia. Ela está em constante movimento, querendo ser ativa”, contou Yudith, visivelmente aliviada.
Nihan, com a saúde restabelecida, declarou: “Eu me sinto bem, estou curada”. Alguns dias depois, movida pela gratidão e pela experiência de fé, Yudith decidiu aceitar Jesus como seu Salvador e foi batizada em uma praia local. Em seu testemunho, ela compartilhou: “Eu reconheci uma mudança em mim mesma, que estou confiando em Deus não importa a circunstância. Eu posso confiar Nele, não importa o que esteja acontecendo na minha vida.”
Enquanto lia a Bíblia com a ajuda de um intérprete, Yudith memorizou alguns versículos e expressou o desejo de voltar para casa: “Estou ansiosa para voltar para casa, não só para me reunir com a família, mas para compartilhar meu testemunho com eles. Quero compartilhar com a família o que estou aprendendo aqui”.