Na última semana a publicitária Rafaela Barbosa lançou um livro em que analisa as doações propostas por igrejas evangélicas em troca de benefícios espirituais. Tendo como foco de estudo a Igreja Universal do Reino de Deus, ela buscou retratar a transformação e apresentação do discurso religioso como discurso mercadológico.
Intitulado “Fé, vitrines e mercado: O marketing na Igreja Universal”, o livro é fruto de uma pesquisa iniciada em 2005, que contou com entrevistas a fiéis e pastores além de diversas visitas a templos da Igreja Universal.
– Eu queria entender como essa relação religiosa estava aliada a esse discurso de mercado – afirmou a escritora.
Segundo o Portal do Dia, a publicitária iniciou o trabalho “in loco” na igreja em 2008 e, nesse período, buscou compreender como as doações interferem nos discursos religioso transmitidos aos fiéis e como essas mensagens são interpretadas por eles. A autora explica que a instituição religiosa analisa os problemas e a situação de vida de seus fiéis de forma a desenvolver estratégias de convencimento.
– A partir dos problemas dos fiéis, a igreja cria um discurso de que a pessoa precisa se converter para que ela atinja uma vida de graças – pontua a publicitária sobre suas pesquisas, afirmando ainda que a publicação traz um novo olhar sobre os discursos religiosos e o marketing.
– O livro é uma perspectiva pra que possamos olhar pra sociedade e se entender, como que uma religião se apodera de algumas teorias da administração pra se expandir no Brasil e no mundo – completou.
Por Dan Martins, para o Gospel+