Neste domingo, 12 de novembro, milhões de estudantes se submetem à avaliação do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e um grupo de jovens voluntários se reune pela segunda vez para oferecer “orações grátis” aos candidatos.
A proposta do Clube Evangélico Universitário (CEU) é passar tranquilidade por meio do evangelho, e no domingo passado, dia da primeira avaliação, os voluntários surpreenderam vários candidatos na cidade de Santarém, região oeste do estado do Pará.
De acordo com informações do portal G1, o CEU é formado por universitários que se dedicam ao evangelismo, e a iniciativa no ENEM é uma forma de ajudar os estudantes a conterem a grande ansiedade que ocorre neste momento.
“Na abordagem é explicado o que significa a ‘oração grátis’, que é um momento para ouvir a palavra de Cristo e assim baixar a ansiedade, uma grande vilã do Enem. A pessoa é livre para aceitar ou recusar, mas a recusa pouco acontece”, explicou Rafael Pedro, líder do CEU da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).
Uma das voluntárias do grupo diz que a simplicidade da ação tem mais eficácia do que se imagina: “O CEU é composto de universitários, então todos já passaram por essa sensação de ansiedade e nervosismo. Nós sabemos o que é esse momento, e o que ele representa. A prova decide a vida de muitos”, pontuou Gisele Gomes.
Segundo Rafael Pedro, o movimento reúne estudantes de diferentes tradições cristãs, mas todos com o mesmo objetivo: “Há membros da igreja católica, da Igreja da Paz, Igreja Batista… Vale ressaltar que também não há demarcação de curso de graduação. Os integrantes são alunos universitários de diversas formações”, concluiu.