O Fluminense venceu o Al-Hilal por 2 a 1, em Orlando, e garantiu vaga na semifinal do Mundial de Clubes. Os gols foram marcados por Martinelli e Hércules, assegurando o confronto contra o Chelsea, que superou o Palmeiras. Após a partida, o goleiro Fábio Deivson Lopes Maciel concedeu entrevista e destacou o papel da fé, da oração e do jejum na trajetória da equipe.
Fábio, de 44 anos, atribuiu o bom desempenho do time a uma vivência espiritual constante entre os atletas. “Um goleiro de Deus. Isso é o mais importante, glorificar o nome do Senhor”, declarou.
Durante a conversa, o goleiro ressaltou que sua postura em campo inclui um compromisso de intercessão: “Ali eu estou sempre intercedendo e orando pelos meus companheiros, para que Deus dê vigor e sabedoria. Só tenho gratidão por Ele nos conceder um dia maravilhoso, saúde, força, garra, e tudo isso que a gente entregou hoje, para vivenciar esse momento especial para todos os tricolores”.
Ao relatar a preparação espiritual antes da partida, o jogador destacou a prática constante de oração e jejum como parte essencial da rotina de concentração. “Três dias antes da partida, a gente está sempre orando de joelho e mentalizando tudo o que pode acontecer, as dificuldades. E aí, aquele momento, é colocar em prática o que a gente treina também”, afirmou à CazéTV.
Fábio também falou sobre a importância da união entre os atletas como reflexo da convivência diária e da vida cristã compartilhada: “Sem a nossa união e irmandade no dia a dia, um incentivando o outro, todo mundo é super importante para que, na hora do jogo — independente da dificuldade — cada um faça o seu melhor. É muita oração e muito jejum, Deus sempre dando força e coragem”.
Durante a entrevista, o jogador mencionou ainda o impacto da fé em sua vida pessoal. Casado com Sandra Maciel e pai de Valentina e Pablo, Fábio declarou: “Os filhos são herança do Senhor. A gente faz tudo orando primeiramente e sempre na direção do Senhor em todos os aspectos. Todo dia orando para que nós possamos tomar as decisões direcionado pela vontade de Deus”. Ele acrescentou que conheceu Sandra aos 15 anos e iniciou o namoro em 1997: “Eu só tenho gratidão a Deus por ter uma pessoa tão abençoada do meu lado, que, junto comigo, faz com que as coisas aconteçam debaixo da direção de Deus”.
Com mais de 1.300 partidas na carreira, Fábio é o recordista de jogos pelo Cruzeiro e, desde 2022, defende o Fluminense. Tornou-se o jogador mais velho a conquistar a Libertadores e lidera o número de defesas entre os goleiros da Série A desde 2023.
A semifinal do Mundial está marcada para a próxima terça-feira, 8 de julho, às 16h (horário de Brasília), no MetLife Stadium, em Nova Jersey. O goleiro concluiu a entrevista com um recado aos torcedores: “Viver intensamente cada momento para que a gente possa ser merecedor de entrar em campo agora, na próxima fase, na semifinal, e dar o nosso melhor. E o mais importante: honrar a presença de Deus todos os dias”.