O ENEM 2017 foi marcado, fora das salas de aplicação da prova, por iniciativas voluntárias de jovens evangélicos que se dispuseram a fazer orações pelos inscritos, antes que estes entrassem nos locais onde testariam suas capacidades em busca de uma vaga em uma universidade.
Na cidade de Várzea Grande, localizada na região metropolitana de Cuiabá (MT), um grupo de jovens da Igreja Batista Nacional do Cristo Rei se mobilizou para orar pelos candidatos que aceitassem o gesto.
A ação, realizada no último domingo, 12 de novembro, era anunciada com cartazes que continham, além do convite à oração, frases motivacionais, segundo informações da reportagem do portal G1.
“Estamos aqui para oferecer um pouco de paz, oração. Não estamos aqui para pregar, mas para dar conforto, orar pra que elas tenham paz, porque já passamos por isso. Sabemos como é importante se manter calmo”, disse Yohan de Paiva Ribeiro, 20 anos, estudante de administração e voluntário da ação.
Ansiedade
A mesma iniciativa foi tomada por jovens do Clube Evangélico Universitário (CEU), em Santarém, no Pará. O objetivo dos jovens era transmitir tranquilidade por meio do Evangelho, e os voluntários surpreenderam positivamente vários candidatos.
No caso de Santarém, os jovens compareceram aos locais de prova nos dois domingos, como forma de ajudar os estudantes a conterem a grande ansiedade que surge nestes momentos. “Na abordagem é explicado o que significa a ‘oração grátis’, que é um momento para ouvir a palavra de Cristo e assim baixar a ansiedade, uma grande vilã do Enem. A pessoa é livre para aceitar ou recusar, mas a recusa pouco acontece”, explicou Rafael Pedro, líder do CEU da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).
Uma das voluntárias do grupo diz que a simplicidade da ação tem mais eficácia do que se imagina: “O CEU é composto de universitários, então todos já passaram por essa sensação de ansiedade e nervosismo. Nós sabemos o que é esse momento, e o que ele representa. A prova decide a vida de muitos”, pontuou Gisele Gomes.