Um trecho de uma pregação do arqueólogo e teólogo adventista Rodrigo Silva falando sobre Jesus ser o arcanjo Miguel nos relatos do Antigo Testamento está circulando nas redes sociais e motivou o pastor Renato Vargens a denunciar o conteúdo como “ensino falso”.
No vídeo, Rodrigo Silva repercute um antigo ensinamento da profetisa do Adventismo do Sétimo Dia, Ellen G. White, que dizia que o arcanjo Miguel era Jesus Cristo antes da encarnação:
“Jesus apareceu várias vezes no Antigo Testamento, já como um anjo. Mesmo no céu Ele era Miguel, o arcanjo. Ele era Miguel. Por isso, irmão, que Lúcifer – na briga dele – não cobiçou a posição do Pai. Lúcifer cobiçou a posição de quem? Do Filho!”, diz Silva.
Em seguida, o arqueólogo acrescenta um diálogo hipotético entre os anjos e Deus: “Lúcifer não entendia. ‘Peraí, o Pai, tudo bem, mas esse aqui é um como eu, por que eu tenho que adorá-lo? Por que ele é chamado para criar e eu não?’. Até que o Pai senta o Filho no trono e explica para todos: ‘Olha, embora em forma angélica, esse aí não é um anjo qualquer, este aí é Deus já em forma angélica’”.
O vídeo com o trecho da pregação de Rodrigo Silva vem circulando em várias páginas focadas em teologia nas redes sociais, e o pastor Renato Vargens foi enfático ao dizer que toda a declaração do arqueólogo é heresia:
“A declaração do arqueólogo adventista que Jesus era o anjo Miguel é heresia. A Bíblia em momento algum identifica Jesus como Miguel. Não há textos na Escritura que referende isso. Na verdade, esse é um entendimento de Ellen G. White, profetisa adventista que se contrapõem àquilo que a Bíblia ensina”, escreveu Vargens.
“Miguel não é Deus. Jesus é Deus. E a prova disso é que quando Miguel, disputava com o diabo, disse ‘o Senhor o repreenda’, implicando claramente de que ele não era o Senhor. Os ensinos dos adventistas quanto a afirmação de que Miguel é Jesus é falso e não encontra fundamento na Palavra de Deus”, enfatizou o pastor da Igreja Cristã da Aliança.
O pastor assembleiano Ciro Sanches Zibordi comentou a publicação de Renato Vargens afirmando que a fala de Rodrigo Silva é “heresia pura”. Assista:
Ver essa foto no Instagram