Apesar das restrições da indústria de radiodifusão do Japão à exibição de programas com temas religiosos, o desenho Superbook foi transmitida em rede nacional. A primeira exibição ocorreu na década de 1980 e, mais recentemente, o programa teve seis temporadas exibidas entre 2017 e 2023.
Produzido pela emissora cristã Christian Broadcasting Network (CBN), a série do desenho apresenta histórias bíblicas e tem sido usada por igrejas locais como ferramenta de evangelização.
No Japão, o cristianismo representa cerca de 1% da população, incluindo católicos. Segundo o pastor Makoto Kohatsu, da Igreja Kawasaki, em Tóquio, a participação infantil nas igrejas é extremamente baixa. “Apenas metade das igrejas oferece Escola Dominical. Do 1% da população cristã no Japão, apenas 0,2% vai à igreja. É muito difícil para os japoneses tocarem o Evangelho, assistirem ao Evangelho, ouvirem o Evangelho. Eles não estão indo à igreja. Nenhuma criança está indo à igreja”, afirmou.
O pastor relatou que o Superbook tem ajudado a preencher essa lacuna. Segundo ele, crianças que não frequentam a Escola Dominical têm tido contato com o Evangelho por meio da série, e algumas famílias passaram a frequentar a igreja. Kohatsu disse que também foi impactado por conteúdos cristãos veiculados na TV nos anos 1980. “Foi assim que conheci a Bíblia e Jesus. Essas histórias foram uma espécie de alicerce na minha vida. Então, quando soube que o Superbook chegaria a esta geração, fiquei muito animado. As crianças conhecerão a mensagem da Bíblia”, declarou.
Kiho Nagao, de 13 anos, acompanha a série na Escola Dominical. “Adoro a forma como o Superbook é apresentado. Assistir à ressurreição de Jesus no Superbook é mais real do que apenas ler a Bíblia. Teve um impacto maior na minha vida. Quando estou em apuros, sei que Deus, que tem o poder de ressuscitar Jesus dos mortos, também pode me ajudar”, afirmou.
Já Aika Hayashida, de 12 anos, destacou os milagres retratados na série. “Gosto de assistir à história sobre milagres, Jesus transformando água em vinho e curando pessoas. Acredito que Ele também pode fazer milagres na minha vida, como salvar meus colegas de classe que me tratam mal para que eles possam ser meus grandes amigos.”
Uma equipe do Superbook das Filipinas visitou igrejas parceiras no Japão, incluindo a Igreja Kawasaki, para ministrar às crianças e oferecer treinamento adicional sobre o currículo aos voluntários. A equipe também participou do maior evento evangelístico do Japão, promovendo o encerramento da quinta temporada do programa.
Noel Wilson, da Pacific Broadcasting Association, foi responsável pelo marketing da série junto às emissoras japonesas. “Alguns telespectadores assistem com os avós que costumavam assistir à versão antiga do Superbook. Diferentes gerações conhecem o Superbook e recebem o evangelho por meio da animação. E isso é gratificante para mim”, relatou.
Niimi Sachiko, do ministério Word of Life Press, que coordena o Superbook no país, explicou o impacto do projeto. “A animação Superbook é fundamental para alcançar os jovens no Japão e é por isso que estamos felizes em trabalhar com a CBN. Os japoneses são pessoas muito gentis. Eles não se sentem pecadores. E é por isso que é tão difícil alcançá-los e compartilhar Cristo com eles. Mas, através do Superbook, eles conhecem a história da Bíblia e, por meio dessas histórias, os corações das pessoas são tocados.”
Para o chefe de projetos especiais da CBN Asia, Icko Gonzalez, a missão do Superbook no Japão continua, mesmo após o fim da quinta temporada. “Embora a 5ª temporada seja a última do Superbook, o desenho veio para ficar. Temos muitos planos de exibi-lo em outras prefeituras do Japão e nos canais locais para que, por meio do Superbook, muitos mais ouçam o evangelho. O Japão é conhecido como a Terra do Sol Nascente, mas declaramos que o Japão será a Terra do Filho Ressuscitado, Jesus”, afirmou.