Cidade do Vaticano – O papa Bento XVI convocou seis mulheres, estudiosas, que vão atuar como colaboradoras para estar com 41 especialistas no Sínodo dos Bispos sobre Bíblia, que estará reunido nesta cidade, de 5 a 26 de outubro.
Outras 19 mulheres estarão entre os 19 observadores do Sínodo, que acompanharão o evento, participarão dos grupos de trabalho e têm direito a voz. Pela primeira vez na história da Igreja Católica que um Sínodo terá a participação de tal número de mulheres.
Foram convocadas, na qualidade de especialistas, a irmã Sara Butler, professores de teologia dogmática no Seminário St. Joseph, em Yonkers, Nova Iorque. As irmãs Nuria Calduch Benages e Bruna Costacurta, professoras de Antigo Testamento na Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma.
Também constam entre as convocadas a diretora de formação teológica para jovens adultos da Comunidade São Francisco Xavier, de Paris, professora de Filosofia, Marguerite Lena. A irmã do Sagrado Coração de Maria, Mary Jerome Obiorah, professora de Sagrada Escritura na Universidade da Nigéria, e a irmã trapista Germana Strola, do monastério de Vitorchiano, na Itália.
A irmã Butler, informa a repórter Cindy Wooden, do Catholic News Service, foi uma das duas mulheres nomeadas pelo papa João Paulo II, em 2004, para a Comissão Teológica Internacional.
Fonte: ALC