Estão já em funcionamento dois novos serviços que seguem o princípio do YouTube mas com conteúdos especializados em religião e política. O GodTube apresenta uma série de vídeos, fornecidos pelos seus utilizadores, com princípios doutrinais. O CitizenKane, um novo canal do YouTube, é totalmente dedicado a assuntos políticos.
Chris Wyatt, antigo produtor televisivo, teve a ideia “iluminada” de criar o GodTube para apresentar vídeos de teor cristão aos seus utilizadores. O projecto surgiu quando Wyatt estudava no Seminário Teológico de Dallas e, apesar de a data da abertura oficial do site ser 1 de Maio, quem passar por www.godtube.com tem já à disposição mais de 1500 vídeos.
Em entrevista à FoxNews, Chris Wyatt revelou que o GodTube tem um “manual de funcionamento” para analisar os conteúdos e as “implicações teológicas” de cada vídeo enviado para o serviço. Chris Wyatt adiantou ainda que, durante os primeiros cinco dias da fase de testes, o GodTube “difundiu 22 mil horas de vídeos”. Entre eles contam-se reflexões sobre textos bíblicos, telediscos de orientação cristã e pequenos momentos de ficção, sempre de carácter “evangelizador”.
Já o CitizenTube assume o papel de agregador de vídeos de cariz político que fazem parte do catálogo do YouTube. Desde discursos de Hillary Clinton até às mais recentes notícias sobre o conflito no Iraque, passando pelos momentos de ironia do programa de Jon Stewart, Daily Show, CitizenTube assume-se como um canal especializado. Editado por Steve Grove, passa não só pela política interna norte-americana mas também pela internacional.
Entre os seguidores do YouTube contava-se já também o SupportTube (www.supporttube.com), que procura ser um guia, uma espécie de “como fazer” as mais variadas tarefas. Os vídeos apresentam exercícios de origami, instruções para escolher os vinhos certos, dicas informáticas, lições de bateria ou até truques de ilusionismo.
Com Diário de Notícias