Os líderes Católicos, Ortodoxos e Protestantes da Coreia do Sul declararam conjuntamente 2009 como o Ano de Oração pela Unidade Cristã.
O Comitê para Promoção da Unidade dos Cristãos e do Diálogo Inter-religioso dos bispos Católicos e o Conselho Nacional de Igrejas da Coreia (NCCK, sigla em Inglês) anunciou na semana passada que as igrejas Sul-coreanas realizarão atividades ecumênicas, como por exemplo: serviços de oração, fóruns e intercâmbios ao longo deste ano.
“Durante 2009, esperamos que todos os Cristãos na Coreia encontrem a sua missão de ser ‘sal e luz’ no mundo”, disseram os líderes Cristãos numa declaração conjunta divulgada na conferência de imprensa, de acordo com a Union of Catholic Asian News.
Será o ano em que os Cristãos Coreanos “semearão juntos as sementes da verdadeira unidade e reconciliação, e superarão as divisões”, acrescentaram.
O Bispo Auxiliar Hyginus Kim Hee-Joong de Kwangju, uma cidade situada cerca de 240 quilômetros a sul de Seul, afirmou durante a conferência de imprensa que, “o Catolicismo e o Protestantismo vieram para a Coreia há cerca de 220 e 120 anos atrás, respectivamente.”
Mas apesar da longa história das duas tradições Cristãs na Coreia, eles não só tiveram uma relação distante, como até estiveram mesmo em conflito várias vezes, admitiu Kim.
“2009 será o ano de confessar as nossas culpas a Deus e perdoar os nossos irmãos”, disse ele.
Através da unidade ecuménica, as igrejas Coreanas esperam ser a “alpondra” para uma sociedade que está a sofrer “tensões e discórdia” no âmbito político, económico e social.
O presidente do NCCK Hwan Kim Sam concordou dizendo: “A unidade irá trazer esperança não só às igrejas, mas a toda a sociedade.”
O ano de unidade Cristã irá dar o pontapé de saída com um serviço de oração a 18 de Janeiro, no Olympic Hall em Seul, que iniciará a anual Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que será observada por crentes em todo o mundo. A realização de um fórum ecumênico que contará com a presença de teólogos de renome mundial está agendada para o mês de Maio.
Outros serviços de oração ecuménicos serão realizados em diferentes locais ao longo do ano.
Fonte: Gospel+ e Christian Today Portugal