O Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar, em Fortaleza (Ceará) está promovendo uma exposição com 105 litografias com temas bíblicos do gênio espanhol Salvador Dalí. Intitulada “Dalí: Bíblia Sagrada” a mostra de arte apresenta gravuras produzidas entre 1963 e 1969, que foram originalmente encomendadas para ilustrar uma edição italiana da Bíblia Sagrada. As gravuras chegam a Fortaleza após serem exibidas em maio em Sobral.
De acordo com a professora do Departamento de História da Arte da Universidade Nacional de Educação à Distância da Espanha, Maria Jiménez Priego, que assina texto no catálogo da exposição, a combinação de diferentes técnicas na gravação litográfica das obras de Dalí garantiram às reproduções uma alta fidelidade aos originais do artista espanhol.
– A intenção de Albaretto ao fazer a encomenda a Dalí era levar o artista a Deus. Ele acreditava que, com o estudo da Bíblia, Dalí voltaria a ser atraído pela religião católica; sabedor, através de suas vivências pessoais, de que a fé do artista se nutria mais de experiências sentimentais que de aprofundamentos teológicos ou de pura fé. Nunca poderemos saber o fruto espiritual da experiência da criação da Bíblia Sagrada, mas o resultado artístico é, sem dúvida, notável”, escreve Priego sobre as obras.
A exposição começou na última quinta feira (07) e ficará disponível para visitação no museu de terça a quinta, das 9 às 18h30; de sexta a domingo, das 14 às 20h30, segundo o O Povo Online.
Por Dan Martins, para o Gospel+