O ator Jamie Foxx rendeu graças a Deus e testemunhou o poder da oração após se recuperar de um derrame que quase tirou sua vida.
Em abril de 2023 ele sofreu acidente vascular cerebral (AVC), popularmente tratado como derrame, que o deixou sem memória de um período de tempo. Aos 56 anos, ele afirmou que sem sua família, em especial as filhas Corinne Foxx e Anelise Bishop, e sua irmã, Deidra Dixon, não teria superado o problema.
“É um mistério. Ainda não sabemos exatamente o que aconteceu comigo. Tudo o que posso dizer é que aprecio cada oração porque eu precisava de cada oração”, declarou o ator em um especial da Netflix.
Jamie Foxx contou disse que em 11 de abril de 2023 começou a sentir uma forte dor de cabeça e pediu uma aspirina a um amigo. Na época, ele estava trabalhando no filme Back in Action, ao lado de Glenn Close e Cameron Diaz. Devido ao problema de saúde do ator, o lançamento ocorrerá somente em janeiro de 2025.
Susto
“Antes que eu pudesse tomar a aspirina, eu desmaiei. Não me lembro de 20 dias”, contou, agradecendo em seguida à irmã, que ele disse ter “1,50 m de altura e nada além de puro amor”, por socorre-lo a um hospital.
“O interessante é que, enquanto ela dirigia, ela não sabia nada sobre o Hospital Piedmont, mas teve um palpite de que alguns anjos a estavam guiando”, contou o ator, acrescentando que o médico que o atendeu disse à sua irmã que se tratava de “uma hemorragia cerebral que levou a um derrame”.
O médico afirmou que se não fosse feita a cirurgia naquele momento, o ator morreria. “[Deidra] retrucou e disse: ‘Você pode entrar na cabeça dele, mas não vai encontrar nada, porque eu já falei com Deus’”.
Orações
Enquanto a cirurgia acontecia, sua irmã orava do lado de fora e suas filhas cuidavam para que ninguém o visse hospitalizado. “Sua vida não passa diante do seu rosto. É estranhamente pacífico. Eu digo isso o tempo todo: eu vi o túnel; eu não vi a luz”.
Apesar de ter sido medicado com o que estava à disposição, os remédios não estavam “funcionando”: “Meus sinais vitais estavam tão ruins que eles iam me perder. Foi quando um milagre aconteceu, e esse milagre estava operando através da minha filha mais nova. Ela tem 14 anos — eu não queria que ela me visse daquele jeito, mas ela entrou furtivamente no meu quarto de hospital com meu violão. ‘Eu sei do que meu pai precisa’”, explicou Foxx.
Segundo o ator, quando sua filha estava tocando, os sinais vitais foram se normalizando: “Era Deus naquela guitarra. Desfibrilador espiritual”, testemunhou.
Depois de receber alta, o ator agradeceu as orações e mensagens de carinho: “Não consigo dizer o quão bom é. … É uma sensação incrível”.
Na infância, por influência da avó, Foxx frequentava a igreja aos domingos e em vários outros dias da semana, tocando piano e auxiliando a congregação no louvor: “Eu cresci na igreja. Quer dizer, igreja, todo santo dia. Igreja, igreja, igreja, igreja”, disse o ator vencedor do Oscar em uma entrevista de 2019 ao The Christian Post.