No último fim de semana o bispo Honorilton Gonçalves, da Igreja Universal, deixou o cargo de vice-presidente Artístico e de Programação da Rede Record. Considerado braço direito do bispo Edir Macedo, líder religioso da Universal e proprietário da Record, Gonçalves era quem mandava de fato no dia a dia da emissora.
Honorilton deixa do cargo depois de um longo tempo enfrentando pressões internas, após adotar uma drástica política de corte de gastos na rede e não obter os resultados esperados de audiência. Alexandre Raposo, formalmente o presidente da emissora, mas que sempre mandou menos do que o seu vice, segundo o jornalista Lauro Jardim, permanece na presidência do canal.
Sob comando de Gonçalves a emissora ostentava o slogan “a caminho da liderança”, mas de fato apenas disputava a vice-liderança do IBOPE com o SBT. Com sua saída da emissora, Inicialmente, Gonçalves iria comandar a Igreja Universal num estado da região Norte, segundo Jardim. Mas as informações divulgadas são de que ele ficará assessorando o bispo Edir Macedo na área empresarial.
Segundo o jornal Folha de S. Paulo está previsto que Fabiano Freitas, da Record Minas Gerais, assuma o comando da Record Rio.
Por Dan Martins, para o Gospel+